sábado, 6 de agosto de 2011

REVIEW DO TABLET ORANGE TB-7700

DEPOIS DE ELE DAR PAU PELA SEGUNDA VEZ EU O DESTRUÍ. LOGO, NÃO RECOMENDO A COMPRA DO APARELHO. EM MENOS DE UM MÊS FORAM DOIS. 


Tablets são preciosas tranqueirinhas que habitam a imaginação dos geeks mundo à fora, custam caro, no entanto já há opções mais baratas. Mas lembre-se, não se pode ter tudo.

Estive no Paraguai para umas comprinhas, meu objetivo principal: um tablet.
Lá há de tudo, inclusive vendedores que trabalham em lojas de eletrônicos e oferecem tablets da MARCA Android. Poderiam LER alguma coisa sobre os produtos com que trabalham...
Estive em diversas lojas, pois não tinha ideia de mais ou menos o quanto eu queria gastar e o que queria comprar. Ia levar o que eu gostasse. Mas não tinha verba para a tríade dos mais desejados iPad, Galaxy Tab ou Xoom. Muitas lojas tem pouca variedade e os preços começam em 150 reais.
No Paraguai há lojas para muambeiros e para turistas, essas para muambeiros são ODIOSAS. A estrutura é a mesma, os atendentes sentados diante de um pc de onde eles mostram os produtos para o comprador. Você diz o modelo, paga no caixa, retira no depósito, onde poderá fazer um teste para ver se o produto funciona. Para o meu caso não deu certo, eu queria testar o produto ANTES de comprar. Eles não entendiam, diziam “mas ele vai funcionando, você testa antes”. Eu queria era experimentar o produto. Foi dureza.
Meio que sem querer, fui parar no Shopping Vendôme, em uma grande loja de informática perguntei por tablets da Orange, a atendente me disse que isso só na Loja da Orange. Eu não sabia que lá havia uma loja só de produtos da Orange, fui para lá. Foi outra vida. Perguntei por tablets, o atendente, muito simpático, aliás, havia três me atendendo, colocou cinco modelos à minha disposição, para operar e descobrir qual mais me agradava, explicou incansavelmente suas funções. Resumindo, levei o mais completo. O Orange T7700.
 

1: Caixa, 2: Na mão com capinha de silicone, 3: Em pé com a capinha de couro, 4: Sem nenhuma capinha do lado de uma caneta.
            A retirada do produto era na loja, ele veio lacradinho, foi aberto e testado na hora, embalagem bonita. Ganhei brindes da loja, um catálogo de alta qualidade gráfica, sacola personalizada, caneta e bloquinho de anotações.
Tela capacitiva de 7 polegadas
Memória interna de 8Gb
256Mb Ram
Processador INFOTM ARM11(1.1Ghz)
Android 2.2
WiFi
Câmera Frontal de 2mpx
Porta HDMI
Slot para chip SIM – Acesso 3G embutido
Slot para micro SD – Aceita até 32Gb
Cabo HDMI
Fonte
Cabo USB
Fone de Ouvido
Manual em Português
Guia de Início Rápido
Capa de Silicone
Capa de Couro
R$ 450,00
Logo que comecei a usar o aparelho em público, ele chamou muito a atenção, duas pessoas vieram conversar comigo e perguntar sobre o brinquedo.
Usei o aparelhinho intensamente e senti falta de Bluetooth, como não tem? Para passar arquivos de celulares, ou mesmo para meu netbook, vai fazer falta. Aliás, o cabo USB que veio está com problema, se mexer nele a conexão com o pc se perde. Mas tudo bem, cabo USB é barato e tenho um monte. O aparelho também não tem GPS.
A versão do Froyo que vem instalada me pareceu meio bugada, vários aplicativos que eu uso não aparecem no Market dele, não sei o porquê. Twitter, por exemplo. Consegui fazer o TweetCaster funcionar, mas tive de baixar o apk por fora. O pior é a Home padrão dele, substituí na hora pelo Zeam, foi o primeiro app que instalei. A versão original não tinha atalhos para o navegador padrão, por exemplo. Veio uma versão funcional do Documents to Go, curti, pois ele completo custa caro. Por falar em Market, o aparelho fica praticamente inoperante quando mando baixar/instalar um aplicativo, até que a instalação termine, achei muito estranho. Se mando instalar um apk localmente ele não fica assim. Aliás, se alguém souber de uma versão do Android modificada, otimizada para eu colocar nele, me fale.
Ele tem sensor de movimento e ele funciona bem.
A tela dele é fantástica, digo que é o maior ponto forte do aparelho, já tive a oportunidade de mexer em um iPad e o Orange não perde em nada para o modelo da Apple em sensibilidade do multitouch. Aliás, é bom tomar cuidado, pois muitos tablets que se vendem no Paraguai têm tela resistiva, ou seja, tecnologia muito inferior, eu acho que não vale a pena. Se fosse, por exemplo, apenas isso que eles tivessem, não compraria nenhum. Os que têm tela capacitiva – tecnologia melhor – vêm com isso escrito bem grande. E é outra coisa. A legibilidade é muito gostosa e ele trabalha bem com arquivos PDF. Aliás, observem o design, ele não é comprido e fino, é mais largo.
Ele funciona como celular pelo viva voz, mas quando você o coloca em stand-by ele desliga a conexão, e seja a wireless, seja a 3G e ele demora um pouquinho para conectar voltando do stand-by. Achei isso o fim. Tenho que descobrir como faço para impedi-lo de desligar as conexões.
Mas quando conecta ele vai bem por 3G, o Wireless também funciona bem e tem bom alcance. A velocidade do aparelho em geral é boa, tudo bem fluido. Menos quando se usa o Android Market e também teve um jogo ou outro que instalei que ficou meio lento. Ele já veio com o flash instalado, mas em sites com flash o aparelho patina feio. Para isso uso o Opera Mini, com ele os sites ficam mais leves e só com o essencial.
O hardware e o case me pareceram robustos, não para suportar uma queda, mas bem construídos. O slot para o chip gsm é externo, não se “abre” o aparelho para nada.
As capinhas que vieram com ele são muito boas e se não fossem incluídas eu ia esquecer de comprar.
O tablet tem um só botão, para ligar desligar, suspender. Não gostei disso. Senti falta do botão direcional que tenho no meu Galaxy 5.
Só que um dia depois que eu comprei o aparelho levei um susto, era domingo e o touch dele parou de funcionar. Decepção total. Segunda-feira liguei na loja onde comprei o aparelho, onde fui informado que eu poderia trocar por um novo. Não tinha planos de voltar ao Paraguai, então pedi a um muambeiro conhecido meu que fizesse a correria no meu lugar. Deu tudo certo, achei que ele iam pegar o a caixa inteira e substituir por uma nova, mas apenas me deram um tablet novo.
Pelo menos acertei na loja, algumas oferecem garantia só de assistência.
Enfim, O aparelhinho é viciante e com ele pude explorar diversos aplicativos que não pus ou que retirei do meu celular por falta de memória. Com todas as ressalvas feitas aqui, recomendo, até agora.

Novo: Fotos em resolução maior:

57 comentários:

  1. aew garoto, bem detalhado o review. Porém, em se tratatendo desses aparelhos sou meio "arisco" só compro um se for pra ter o ipad, até lá o iphone vai ter que dar conta.

    ResponderExcluir
  2. Já eu sou meio arisco para comprar Apple, funciona belezinha, mas é uma plataforma muito fechada para um fução como eu.

    ResponderExcluir
  3. comprei um desse tb, mas não to conseguindo usar o hdmi, conecto e não joga a imagem na tv, alguem sabe como fazer isso funcionar???

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não sei, pois não tenho tv com hdmi.

    ResponderExcluir
  5. Kra. seu post me foi muito útil.
    Valeu por ter feito 1 review.

    ResponderExcluir
  6. A partir de hoje não recomendo mais a compra. Ele estragou de novo. Eu o destruí. Quando eu tiver grana, compro um galaxy tab ou xoom.

    ResponderExcluir
  7. maano eu tambein nao sei e quero muito sabeeeeer alguem sabe ?

    ResponderExcluir
  8. como conecta o hdmi nao está dando aqi

    ResponderExcluir
  9. Nao to conseguindo configurar/conectar 3g nesse tablet. Alguem pode ajudar? Possuem manual pdf? Manda pro mail dudadihl@yahoo.com.br. valeu

    ResponderExcluir
  10. EU CONECTO O HDMI, ELE MOSTRA CONECTADO MAS NÃO TRANSFERE A IMAGEM PARA A TV, ALGUEM SABE PELO AMOR DE DEUS COMO FAZ ISSO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha e so restar ou tira a bateria e deixar 1 ou 2 hora sem ele

      Excluir
  11. para configurar o 3g dele, basta baixar no market um app chamado apn brasil, ele faz tudo automatico, eu uso ele e funciona perfeito!

    ResponderExcluir
  12. bom eu ja nao recomendo esse tablet pra ninguem,
    pois adquiri um e o msm depois de duas semanas travo o touch, e pra ajudar vc nao consegue acessar a garantia do produto tendo em vista que site dos msm encontra se em manutençao,
    estou com um peso de papel na mao,
    caso alguem tenha uma dica por favor...
    orbigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois, comprei um tablet TB7070. Um bom hardware, esquentava, travava. Mande pra assistência e voltou do mesmo jeito...não fizeram NADA!!!!

      Excluir
  13. FAZ O RESET NELE DE FABRICA, TEM UMA ENTRADINHA NELE BEM PERTO DE ONDE LIGA, QUEM SABE DA CERTO!

    TE PERGUNTAR, QUANDO ELE TAVA FUNCIONANDO VC CONSEGUIU USAR O HDMI DELE?

    ResponderExcluir
  14. Tbm n consigoligar hdmi
    E ja e o segundo aparelho nao recomendo posso dizer q o aparelho e fantastico porem nao recomendo
    Se alguem descohrir como ativarr o hdmi dele ficaremos gratos mas ja vo adiantando acho que e bugado nao funciona

    ResponderExcluir
  15. REALMENTE, O HDMI É UM PROBLEMA, DAQUI A 10 DIAS VOU VOLTAR AO PY, E VOU LA NA LOJA DA ORANGE E PEDIR PRA ELES ME MOSTRAR COMO FAZ O HDMI FUNCIONAR

    ResponderExcluir
  16. é, o hdmi conecta, mas nao transfere a imagem...
    minha irmã ganhou o dela ontem...e ele ja tem problemas, trava toda hora, os aplicativos ate carregam mas passa 10 segundos, o aparelho trava...as fotos tiradas por exemplo, é só por pra ver na galeria, o aparelho trava.....não da pra fazer nada praticamente.

    Sobre o reset do sistema....alguem sabe como faze-lo??

    ResponderExcluir
  17. hugo depende da forma rest q vc quer exemplo se for apenas apertar o botao nao tem probema , mas se for resetar o aparelho em tudo exemplo formatar ou atualizar versao do android nao recomendo, pois ja li comentarios de pessoas que tentaram fazer isto e o aparelho nao voltou mais a funcionar ou mewlhor nem ligar liga mais ou para de funcionar o touch

    ola sergiojs se voce voltar ao py fale para eles que tdos os aparelhos deles nao pega o hdmi

    ve se tem alguma forma de ativar e nos avisa aqui ficaremos muito grato por sua ajuda , porem se nao fizerem funcionar podemos entrar com uma especie de baixo assinado contra a orange cool por estes problemas e nao nos dar suporte no site deles pois muitas pessoas pensam que no py nao existe leis , mas la existe , e tem uma especia de defesa do consumidor bem em frente a orange e se eles nao resolverem isto ou nao nos devolver o dinheiro faremos a reclamacao

    o que acham?

    ResponderExcluir
  18. Ola pessoal, estou indo la na sexta feira da semana que vem, e com certeza vou quebrar o pau la, queroq ue eles me mostrem como fazer o hdmi funcionar, se não conseguir quero meu dinheiro de volta!!!!

    ResponderExcluir
  19. Pessoal não sei se ninguém aqui fez oque fiz...
    mais tentem ler o manual nele mostra como usar o hdmi e como sei que ninguém leu vou esplicar

    primeiro: o HDMI só funciona com videos e filmes

    segundo:abra o video no programa padrão e aperte o botão menu

    terceiro:após o video termina o hdmi altomaticamente para

    Se ajudei Agradeça não custa nada

    entrem no meu Site

    Foxappandroid.sytes.net

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de Saber Se alguém tem qual quer nº de telefone da empresa ORANGE pois estou com o cartão de garantia e o touch screen dele esta com problema... Resumindo entrei no site que esta no cartão mais no site diz que a área de Comunicação com a empresa esta em manutenção.... Oque faço ?

    ResponderExcluir
  21. Menino LoL vc não é o único, o meu travou e não destrava por nada.Já tentei entrar em contato com eles mandei um milhão de emails e nada de resposta...

    ResponderExcluir
  22. olá gente , ainda não testei o hdmi, mas meu 3g ainda não funcionou... acho que fiz besteira...

    ResponderExcluir
  23. Gente para os que trava o Touch, apenas desligue e ligue novamente que volta, segura por alguns segundos o Botao de Power que ele desliga.
    Eu já havia trocado o meu pois travava direto, segundo o cara da Orange tinha q fazer uma atualizacao que nao tinha no site, entao o vendedor me mandou outro Table já atualizado, mas agora começou o problema do Touch parar de funcionar. Estou devolvendo mas amanha o cara da Orange irá me dizer se é Bug de Fábrica ou de Software, ai posto aqui.

    ResponderExcluir
  24. O esquema do 3g, tem no site da Orangecool.com na area de Suporte como configurar, esse nao tem muita dificuldade. amanha vou testar o HDMI e posto como usar.

    ResponderExcluir
  25. Pelo que andei ouvido tem muito Tablet Orange com problema na Tela, resta saber se é Firmware, App ou a versao do Andróid.

    ResponderExcluir
  26. Hj comprei um desse e já me arrependi... em menos de 24 h de uso já travou duas vezes e é de uma lentidão fenomenal... o sinal de internet é fraco, e tem horas que a conexão não sustenta, sendo que no note ao lado tudo está perfeito.... Vou devolver! Tinha optado por este mais pelas entradas de USB e cartão e a saída HDMI, mas me arrependi!! e pior, paguei R$850,00, um assalto!!!!

    ResponderExcluir
  27. Galera, estou com esse tablet tem bem umas 3 semanas e ainda não consegui acessar a internet por 3g, alguém pode me passar um passo-a-passo? Já tô ficando doida com isso aqui!!!
    gloria.filhadalua@facebook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem no site da Orangecool.com
      tente este link.
      http://www.orangecool.com/v2/images/guias/apn_3g_print.pdf

      Excluir
  28. Ola sergiojs vc conseguiu trocar , estou tendo o mesmo problema e tambem foi comprado no py.

    ResponderExcluir
  29. Galera meu primo comprou um pro filhinho dele, ele usou uns 3 dias e do nada, não entra mais o SO, é que parece, pois entra a telinha de inicialização, depois a tela fica preta com o cursor piscando, e nada mais!!!! Alguém sabe se tem como ressuscitar o coitado??!!! Please!!!

    ResponderExcluir
  30. Tbm tenho esse table...muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vini tem quanto tempo que você possui esse tablet pois assim como trabalho na rua usarei muito ele e não posso ficar na mão me diz ai por favor se e realmente isso tudo que estão falando .

      Excluir
  31. Pessoal preciso de um socorro vou comprar um desse essa semana vejo aqui que muitas pessoas estão falando mau do tablet preciso saber se esse tablet e o mesmo Bt 7700? e se realmente todos vem com esse problema ? pois no momento não estou podendo jogar dinheiro fora e não tenho como ir no PY.

    ResponderExcluir
  32. OI pessoal, eu tenho este tablet. ADOOORO. Comprei em Janeiro e ele funciona legalzinho. Lógico que não é um Ipad, mas é show de bola. As vezes ele trava, nao nego, mas fiquei sabendo que Apple também trava as vezes. DEscobri que se eu carregar e usá-lo, ao mesmo tempo, puf, trava. Fora isso, só a bateria que dura cerca de umas 3, 4 horas direto. Como eu o uso para algumas ocasiçoes, minha batera dura dias rsrs. ADORO.

    ResponderExcluir
  33. Comprei esse Tablet...Faz uns 2 meses...até agora nenhum problema! Vamos ver mais pra frente...só queria saber se tem como atualizar o SO dele de Android 2.2 para o 2.3

    ResponderExcluir
  34. Galera tenho esse tablet tbm e esta travando o touch dele...ta brabo cara...ele é bom mas trava de um geito que num entra nada..e quando eu aperto as teclas da lateral dele, tipo "pesquisa", "home", "voltar"e "menu" ele faz tipo se estivesse precionando eles...algum sabe atualizar esse tablet?

    ResponderExcluir
  35. tambem estou com o mesmo seu problema vinny e ate agora nao descobri comno arrumar alguem sabe como abrir esse tablet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com o mesmo problema, eu o abri para ver se havia alguma solda solta ou flat, mas estava tudo Ok. funciona o touch quando quer, mandei um email pro suporte da Orange e ainda estou no aguardo.

      Excluir
  36. Afinal Fontanella, você recomenda OU não? - pois parece que você retificou o sub-título da postagem...

    ResponderExcluir
  37. Moçada, comprei o meu em março no PY e a tela travou geral no 9º dia de uso e não houve qualquer suporte dos caras da Orange.
    Mandei em 3 assistências técnicas em BH e descobriram que o problema é no firmware.
    Não existe ainda uma versão atualizada dele no mercado e se arriscarem a instalação de um compatível, o risco é que ele nunca mais funcione e a possibilidade disso acontecer é de 50% de chance.
    O tablet é de uma qualidade gráfica excelente, mas para de funcionar e isso é um risco altíssimo de acontecer.

    ResponderExcluir
  38. Bom, comprei o meu faz 1 ano no PY e até então não tinha dado nenhum problema. Ontem usei de manhã, porém a noite me deparei com o touch travado... Bom, desliguei o aparelho e deixei carregando durante a noite com a esperança de acordar e me deparar com ele bonitinho, mas nada. Não consigo acessar nenhuma função, pois o touch não funciona na tela inicial para destravá-lo e també as funcão home, pesquisa... não respondem. Já desliguei e liguei, já apertei naquele furinho ao lado do botão de ligar e até o momento não tive sucesso. Me arrependi um pouco (na verdade bastante), pois meu marido na época comprou o Galaxy P1000 e é demais, que rapidez. Para quem gosta de eletrônicos rápidos (como eu), não recomendo. Ele é bem limitado com relação aos aplicativos e jogos e a resposta bem lentta comparado com outros tablets. Recomendo pagar 100 dólares a mais e pegar um Galaxy P1000.
    Voltando ao meu problema, se alguém souber de algo que possa me ajudar, por favor me respondam. Apesar dele ser lentinho, uso alguns aplicativos úteis para o meu cotidiano e agora não é hora dele pifar. Aguardo ajuda!!!!!
    Valeu pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, tenta reinstalar a ROM original dele! Não sei se com o Orange é a mesma coisa, mas quando acontece com o Genesis e o Coby, é só reinstalar a ROM e ele volta a funcionar.. Se não tiver jeito, tem que comprar outro touch, acho que não passa de R$120 no mercado livre... Se consegui só com a reinstalação da ROM, avisa!

      Excluir
    2. Email p/ Contato: contato@orangecool.com
      Segue resposta da orange:
      Bom dia,

      Neste caso para remover o bloqueio tablet deverá ser resetado aos padrões de fábrica, acreditamos que para a próxima semana já teremos disponível o firmware de nossos aparelhos, ai sim o aparelho voltaria as configurações originais, entraremos em contato com nossos clientes para enviarmos estas informações, alertando que trata-se de um processo delicado em caso de erro poderá danificar o aparelho, inutilizando o mesmo.

      Atenciosamente


      Suellen Karine
      ORANGE - SAC BRASIL

      Excluir
  39. Eu tenho o TB 19, eu comprei a alguns dias atras e já chegou descarregado, eu fiquei dias sem usar, e ai ontem eu fui carregar e hoje eu acordei na esperança que eu ia usar tranquilo, mas hora que eu tirei da tomada e cliquei o botão de ligar, não deu nada. Me ajuda urgente, por favorrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  40. este que tu comprou não ´o oragem original seu besta. o original tem 1gb de ram e android 4.0

    ResponderExcluir
  41. Bom dia! Tive o mesmo problema!!! Comprei na Orange no PY dia 07/12...estava usando tranquilo, dai em menos de 5 minutos q coloquei ele na bolsa e peguei novamente, o touch dele travou. O site da orange ninguem atende, consegui falar com um no.em SP ao qual não é da Orange. Ou seja,eles não dão assistencia. Liguei para PY onde comprei eles mandam levar lá para troca...certo, moro no RJ, só o dinheiro que gastaria para voltar lá compraria outro por aqui mesmo!! Eu não recomendo mesmo!! Ele até era muito bom! Mas, como vejo que varias pessoas estao com o mesmo problema, e é defeito deles, não seria bom arriscar!!
    Já dei reset no botao ao lado do power, ja pressionei o power junto com botao menos, entrei na config, fiz um monte de coisa e nada!!! Não acho ninguem para ajudar , e nao sei como abrir! Tbm penso que pode ser algo com a solda do touch, mas já vi respostas ai que nao eram..... muito chato!!

    ResponderExcluir
  42. Para todos que não conseguiram contato com a orange, eu recebi um retorno!
    Email deles: Contato - Orange
    Resposta do travamento da tela:
    Bom dia,

    Neste caso para remover o bloqueio tablet deverá ser resetado aos padrões de fábrica, acreditamos que para a próxima semana já teremos disponível o firmware de nossos aparelhos, ai sim o aparelho voltaria as configurações originais, entraremos em contato com nossos clientes para enviarmos estas informações, alertando que trata-se de um processo delicado em caso de erro poderá danificar o aparelho, inutilizando o mesmo.

    Atenciosamente


    Suellen Karine
    ORANGE - SAC BRASIL

    ResponderExcluir
  43. Pessoal, a Orange deixa a desejar no atendimento. Fiquem atentos antes de comprar. Apesar da "falsa" promessa em ter garantia, isso é pura bobagem. Vi casos no Reclame Aqui de tablets que vieram com mais problema da assistência. Eu estou com problema com meu tablet, quando ganhei de Natal estava de férias e usava somente o Wi-fi, quando coloquei o 3G, pra minha surpresa o tablet trava e só volta ao normal depois que desligo. Relatei o problema para a Orange logo na sequência, eles mandaram eu atualizar o firmware e fiz.. resultado: Nada. Mandei e-mail novamente para o atendimento da Orange e só recebi retorno após um mês, e isso só aconteceu pq xinguei na página oficial do facebook (https://www.facebook.com/orangecoolthing). Além deles terem sido grosseiros, nem ao menos pediram desculpa, ainda colocaram a culpa em mim. Infelizmente o barato saiu caro, pois terei que ir até o Procon e processar a marca. Eu aconselho: NÃO COMPREM TABLET OU QUALQUER OUTRO PRODUTO DA ORANGE, pois eles não vão dar suporte. O Barato vai sair caro, como saiu para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom isso é o q vc acha...... tenho um tablet TB27TGPS que não perde em nada para o sansung a quase um ano no pau direto. tenho outros amigos q tmb usam produtos orange e adoram....... claro q originais Orangecool, não essa merdas do paraguai.....

      Excluir
  44. Os produtos da Orange Cool Não são vendidos no paraguay Você comprou um tablet imitação da Orange Não o da Orange cool.Esse modelo na marca Orange têm uma memória de 1 Gb e esse só tem 256 Mb.
    Os produtos da orange são de otima qualidade .Se você comprou no paraguay é problema seu se não foi o da orange cool eles não têm nada a ver.

    ResponderExcluir
  45. Alguém sabe de algum tablet que seja 3G, tenha entrada pra chip, e acople teclado???

    ResponderExcluir
  46. Porta retrato digital mais caro que já comprei, fora o sacrificio para chegar na galeria, pois ao apertar no lado esquerdo da tela ele me abre um app que esta no lado direito, parece que tem pontos mortos na tela e um deles é bem no local para destrava-lo, fora a lentidão, Angry birds em slow motion.
    Comprei ele faz 1 ano, já mandei pra garantia, trocaram a tela e nada, vou procurar uma solução se achar posto aqui se nao ele vira mesmo um porta retratos digital.

    ResponderExcluir
  47. Qual o telefone da Orange? Digo, do SAC. Preciso urgente fazer contato com a empresa. Ela tem CNPJ?

    ResponderExcluir